Covid-19: Macaé amplia testagem e agiliza identificação de novos casos

0
974

A partir desta semana, testes de antígeno serão aplicados em bairros de Macaé que apresentam os maiores índices de casos de infecção e óbitos ocasionados pela Covid-19. A busca ativa de novos casos é a estratégia adotada pela secretaria municipal de Saúde com objetivo de agilizar a identificação e isolamento de pacientes positivos, como forma de reduzir a disseminação do vírus na cidade.

Nesta quinta-feira (29), 300 moradores do Parque Aeroporto serão testados pela equipe da Saúde no posto avançado que será montado na Praça Principal do bairro. Os exames utilizarão o Swab (cotonete) e estarão disponíveis apenas a pessoas com idade entre 18 e 55 anos e que apresentem sintomas característicos da infecção por Covid-19 durante seis dias.
“A estratégia é ampliar a testagem da população, através da busca ativa dos novos casos, nas regiões em que registramos os maiores índices de contágio e de óbitos. O objetivo é identificar o paciente positivo de forma mais rápida, orientar o cumprimento das regras de isolamento, interrompendo o ciclo de contaminação”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas.

A partir das 8h, a equipe da Saúde realizará a triagem das pessoas que serão testadas no posto avançado. As amostras serão coletadas a partir das 9h. É preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência para ser atendido.

“Orientamos a população que não faça aglomeração em filas. O teste só será aplicado nas pessoas que apresentarem os requisitos definidos para a busca ativa. Quem apresentar sintomas por seis dias e não conseguir ser testado no bairro, deve procurar atendimento em um dos polos do Centro de Triagem do Paciente de Coronavírus (CTC)”, informa Lisa.

A busca ativa de pacientes da Covid-19 será realizada em programação semanal, de acordo com os índices avaliados pela Vigilância Epidemiológica da Saúde. Os testes de antígeno também são aplicados nos três polos do CTC – Jorge Caldas, Barra e na Serra, apenas em pacientes que apresentam sintomas do Coronavírus ao longo de seis dias.

FAZER UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui