Gripe: terceira fase da vacinação começa nesta quarta em Macaé

0
391

A terceira etapa da campanha contra a gripe influenza começa nesta quarta-feira (9) e prossegue até o dia 9 de julho. O novo público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde, contempla pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.  

A vacinação acontece nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no Pronto Socorro do Parque Aeroporto e no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. A orientação é conferir, junto ao polo da ESF mais próximo da sua residência, o horário de atendimento da sala de vacinação. No Dona Alba, a vacinação é direcionada apenas para o público adulto, no horário entre 13h30 e 17h. Profissionais da Saúde, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, além de gestantes e puérperas, idosos com mais de 60 anos e professores das redes pública e privada, que pertencem aos grupos da primeira e segunda fases da imunização contra a gripe, também podem procurar as unidades para serem vacinados.


Este ano, a vacinação foi dividida em três fases, com grupos distintos em cada uma. Quem recebeu a vacina contra Covid-19, primeira ou segunda dose, a recomendação é para que aguarde 14 dias para tomar a vacina contra a gripe. A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina deve ser tomada anualmente, pois a Influenza apresenta grande mutação. Todos os anos há uma nova formulação do imunizante. 

FAZER UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui