Macaé define estratégia para vacinação de gestantes contra a COVID-19

0
1877
Macaé define estratégia para vacinação de gestantes contra a Covid-19

Um levantamento sobre a expectativa do número de gestantes e puérperas residentes em Macaé marca o planejamento da nova etapa de vacinação contra a COVID-19 no município. O procedimento cumpre nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde e segue orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

O trabalho é realizado pela Coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), com o suporte do setor de análise de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“A partir deste levantamento serão definidos os critérios para o início da imunização das gestantes. Na fase primeira fase serão vacinadas as que têm comorbidades, portando relatório médico de seus obstetras. Na segunda fase, serão vacinadas gestantes e puérperas de até 42 dias após o parto, de acordo com o número de doses disponibilizadas pelo governo do Estado. O objetivo é garantir o acesso a vacina”, explica a coordenadora do PAISM, Renata Louredo Rodrigues.

Ao cumprir nesta semana a aplicação da primeira dose dos idosos de até 60 anos na imunização contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde organiza a próxima etapa de vacinação, que passa a incluir gestantes e puérperas no grupo prioritário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A imunização dos novos grupos começará na próxima semana, com base no estoque de vacinas enviadas pelo governo do Estado. “O nosso planejamento respeita a divisão das doses (dose 1 e reforço) de vacinas entregues pelo Estado, assim como as etapas do PNI. Estamos preparando os critérios de vacinação assegurando o direito a todos dos grupos prioritários de serem vacinados”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Liciane Furtado.

FAZER UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui